Repórter Jota Anderson
Nesta segunda-feira, 25, a Delegacia de Polícia de Tambaú lançou a Operação Segurança Alimentar, sob a liderança do delegado Dr. Thiago, visando fiscalizar continuamente estabelecimentos comerciais que possam armazenar produtos alimentícios impróprios para consumo.
Após receber uma denúncia anônima, os policiais realizaram diligências em um estabelecimento localizado no bairro Vila Maria em Tambaú. Lá, foram recebidos pelo proprietário, um indivíduo de 36 anos. A operação contou com o apoio de peritos do Instituto de Criminalística de São João da Boa Vista e da Vigilância Sanitária Municipal de Tambaú.
Durante a fiscalização, foi descoberto um estoque impressionante de alimentos vencidos desde o ano de 2022 e sem procedência, armazenados de forma inadequada em quatro câmaras frias e em outros locais do estabelecimento, como paletes e prateleiras. Os produtos abrangiam uma ampla variedade, incluindo frios, bolos, condimentos, doces, pães, queijos, entre outros.
Os itens foram prontamente removidos do local em dois caminhões para análise e relatório pela Vigilância Sanitária, que também constatou a presença de produtos deteriorados, bolor e sujeira no estabelecimento, com os produtos impróprios armazenados junto aos itens destinados à venda.
A Vigilância Sanitária interditou o estabelecimento e lavrou autos de infração, enquanto o proprietário foi preso em flagrante pela polícia e conduzido à Delegacia de Polícia.
O proprietário foi indiciado por crime contra o consumidor e encaminhado à Cadeia Pública de Casa Branca, à disposição da Justiça, sendo acusado de ter em depósito para venda mercadorias em condições impróprias ao consumo.
Segundo o delegado, o estabelecimento já havia sido alvo de investigações anteriores, com o responsável respondendo pelo crime de receptação em 2021.
Parte dos produtos foram apreendidos por amostragem e submetidos a exames periciais pela Polícia Civil, enquanto os demais itens impróprios foram recolhidos pela Vigilância Sanitária para análise e descarte.
Os trabalhos de fiscalização continuam no estabelecimento, que permanece lacrado até eventual liberação pela Vigilância Sanitária ou pelo Poder Judiciário.
Na conclusão da operação de hoje, o delegado Dr. Thiago ressaltou que:"A segurança alimentar é uma prioridade e não mediremos esforços para garantir que os consumidores tenham acesso a produtos próprios para consumo. A Polícia Civil continuará vigilante e atuante na fiscalização dos estabelecimentos comerciais para evitar que situações como essa se repitam", finalizou.
FONTE: POLÍCIA CIVIL DE TAMBAÚ - DELEGADO DE POLÍCIA DR. THIAGO RUBIM