Reunido com lideranças políticas locais, o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar se comprometeu a intermediar pela criação do Instituto Federal no município.
No último sábado (25), São José do Rio Pardo recebeu a visita de Paulo Teixeira, Ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A recepção ocorreu na Câmara Municipal, onde Teixeira se reuniu com lideranças de 15 cidades da região: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espirito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Pirassununga, Poços de Caldas, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Santa Cruz das Palmeiras e Tapiratiba.
Além do Prefeito Marcio Zanetti, o Presidente do Partido dos Trabalhadores do Município, Miguel Paião, a vereadora do partido Thaís Nogueira e o vereador Rafael Kocian, o evento contou também com a presença do Prefeito de São Sebastião da Grama, José Francisco Martha, o Zé da Doca, os vereadores Richad Maguim (Caconde), Fabiana Sandoval (Casa Branca), Edvan Giroto (Itobi), além de Diego Valente e Rafael Neves, Diretores dos Institutos Federais de São João da Boa Vista e do Sul de Minas.
Durante o encontro, Marcio Zanetti aproveitou a oportunidade para solicitar apoio para a implantação de um Instituto Federal na cidade, destacando a importância dessa instituição para o desenvolvimento local e regional.
“Estamos muito empolgados com a possibilidade de ter implantado em São José do Rio Pardo, um polo do Instituto Federal de São Paulo. Nós ofertamos um projeto extremamente sustentável, temos aqui uma estrutura muito propícia, um prédio que foi construído pela Faculdade Euclides da Cunha, pela FEUC, que poderia abraçar essa ideia”, explicou o prefeito rio-pardense manifestando o potencial do município para receber a unidade de ensino.
Após explanar as atuais ações do Governo Federal, destacando os programas de seu Ministério financiados com recursos do Sebrae e do BNDES voltados para o incentivo da agricultura familiar, o Ministro indicou que atuará como intermediário para iniciar diálogos visando atender ao pedido de Zanetti, mencionando a meta do governo de expandir os Institutos Federais pelo país. Ele se comprometeu a manifestar o interesse de São José do Rio Pardo nessa expansão.
“Meu compromisso é lutar para que São José do Rio Pardo seja contemplada na próxima leva. Para isso, comprometo-me a fazer algumas agendas com o reitor do IF de São Paulo, Silmário Batista dos Santos, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e, se necessário, com o presidente Lula”, reforçou Paulo Teixeira destacando a articulação política necessária para avançar com esse projeto que é de interesse regional.
Ministro Paulo Teixeira e a Vereadora Fabiana Sandoval