CLIQUE PARA OUVIR
Agora ao Vivo
MUSICA E INFORMAÇÃO
BAIXE NOSSO APLICATIVO:

Entrevista com o Cabo PM Ícaro (2ª Cia do 34 BPMI)

Repórter Jota Anderson
schedule Saturday, 08/11/2025 as 13:15

Segue uma breve conversa que tive com o Cabo PM Ícaro. Ele, atualmente, serve na 2ª Companhia do 34 Batalhão de Polícia Militar do Interior e, aqui, fala um pouco da sua paixão pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado pelo papo.

 

***

 

            Para início de conversa, como e quando surgiu o desejo de ser policial militar?

 

            Surgiu no final da adolescência, com a ânsia de fazer a diferença na sociedade e auxiliar o meu bairro e a minha cidade a se tornarem lugares melhores. Vislumbrei na Polícia Militar uma forma de alcançar os pontos que considerava mais sensíveis, sendo a questão da sensação de insegurança em alguns locais um dos principais; por entender que, na PM, eu poderia ajudar quem mais estivesse precisando.

 

Sendo ainda jovem, como é refletir, nos seus momentos consigo mesmo, sobre a importância de ser PM hoje. Vale a pena? Por quê?

 

Na minha concepção, vale a pena, visto que entendo que a minha atuação faz a diferença na vida de diversas pessoas, seja no combate ao tráfico de drogas e a outros ilícitos, como roubos e furtos, no aconselhamento de cidadãos em ocorrências diversas ou até mesmo no simples patrulhamento para elevar a sensação de segurança. Sinto que minha atuação realmente impacta positivamente na vida da população.

 

Já houve certamente algumas ocorrências que o impactaram positiva e negativamente. Poderia narrar um exemplo de cada?

 

Poderia citar diversas ocorrências em ambos os sentidos, porém, a que mais se destaca no âmbito positivo foi o desengasgamento de um bebê de cerca de um mês, quando eu ainda trabalhava no município de Jundiaí. Sinto que, naquele momento, já havia cumprido minha missão de vida. Não foi a única situação envolvendo salvamento, visto que também participei de uma ocorrência de incêndio em um edifício residencial, onde retiramos diversos moradores com dificuldade de mobilidade de seus apartamentos, além de ter prestado atendimento pré-hospitalar a um cidadão itatibense que havia sido vítima de tentativa de homicídio por arma de fogo.

No âmbito negativo, destacaria o atendimento de uma ocorrência de suicídio por arma de fogo de um colega de farda.

 

Penso que o bom policial (seja oficial ou praça), assim como o médico, o advogado, a dona de casa etc., nunca deixa de sê-lo. Torna-se como que uma “segunda natureza”. Como é viver essa paixão/tensão 24 horas praticamente?

 

            Esta é uma pergunta interessante. A vida policial acaba fazendo com que se abdique de muitos momentos de lazer ou de frequentar certos locais, visto que um policial não pode baixar a guarda, principalmente se desejar ser atuante. Alguns momentos de lazer se tornam, na verdade, momentos de total atenção ao ambiente, o que impede de aproveitar esse ambiente de lazer. Porém, na minha concepção, vale o preço a ser pago.

O maior prêmio é chegar em casa e ter o sacrifício reconhecido pela sua família.

 

Uma breve mensagem aos leitores, por favor.

 

Gostaria de deixar uma mensagem aos leitores militares e outra aos civis. Aos militares: relembrem o motivo que os fez desejar envergar a farda cinza bandeirante. Lembrem-se de que o muro entre a ordem e a desordem são vocês, especialmente nos menores municípios, onde, às vezes, apenas dois policiais são responsáveis pela segurança de todos os munícipes. Não se esqueçam de que a segurança dessas pessoas está diretamente relacionada à sua atuação.

Aos leitores civis: peço que compreendam que, muitas vezes, a nossa vocação exige muito de nós e, em certos momentos, pode nos tornar mais frios, e isto não por falta de sentimento, mas por autodefesa. Entendam que também somos pessoas humanas e que a nossa atuação depende, em grande parte, do apoio e da colaboração de vocês.

 

Vanderlei de Lima, editor do Blog Manchetes Policiais 190.

Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Notícias + Acessadas

Polícia

Esporte

Saúde

© 2025 Rádio Jota Notícias Política de Privacidade - Termos de Uso. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Uniplay Brasil
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade .