

Repórter Jota Anderson
A Polícia Militar Ambiental realizou uma autuação por crime ambiental nesta terça-feira (10), em São João da Boa Vista (SP), após constatar a manutenção irregular de ave silvestre em cativeiro com anilha adulterada. A ação foi conduzida por equipes do 5º Batalhão de Polícia Ambiental (5º BPAmb), 2ª Companhia, 2º Pelotão.
De acordo com a corporação, a fiscalização ocorreu em atendimento a uma solicitação da Procuradoria-Geral do Estado, após decisão judicial que determinou a entrega de um espécime de tucano-toco à Polícia Militar Ambiental.
Durante a vistoria no endereço indicado, os policiais localizaram uma ave silvestre mantida em cativeiro — um canário-da-terra (Sicalis flaveola) — com sinais de adulteração na anilha de identificação. Diante da irregularidade, foi lavrada autuação administrativa com base na legislação ambiental que trata da manutenção de espécime da fauna silvestre com identificação adulterada.
Também houve enquadramento com base na Lei de Crimes Ambientais, resultando em multa no valor de R$ 500,00.
A ave foi apreendida e permaneceu depositada com o infrator, na condição de fiel depositário, até decisão posterior do órgão ambiental competente.
A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial, onde o delegado de plantão adotou as providências cabíveis e requisitou perícia no local.