Uma queimada em área agropastoril no município de Itobi (SP), gerou uma multa de R$ 32.340,00 ao proprietário do terreno, nesta sexta-feira dia 8. A ocorrência foi registrada durante a “Operação Impacto / SP Sem Fogo”, após um foco de incêndio ter sido identificado por satélite.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a equipe formada pelo cabo PM Rodrigo e soldado PM Monteiro foi acionada após o satélite detectar o calor na região rural. No local, o proprietário informou que teria ateado fogo com o objetivo de realizar um reparo em uma tubulação. Contudo, devido aos fortes ventos, as chamas se espalharam e atingiram parte da propriedade, queimando cerca de 10,78 hectares de vegetação exótica do tipo braquiária.
O ato, considerado uso irregular de fogo em área agropastoril, infringe o artigo 56 da Resolução SIMA 005/21. Por isso, foi lavrado auto de infração ambiental contra o proprietário.
A operação faz parte das ações de combate a queimadas ilegais no Estado de São Paulo, especialmente neste período de estiagem, quando o risco de incêndios é maior.
RÁDIO JOTA NOTÍCIAS E DO JORNAL GAZETA DE CASA BRANCA