Repórter Jota Anderson
A Polícia Militar formou nesta sexta-feira (12) 24 novas policiais para atuar na Cabine Lilás, serviço especializado no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Com a nova turma, mais de 100 policiais estão habilitadas para atender ocorrências pelo telefone 190 em todo o estado de São Paulo.
O programa, iniciado em março do ano passado na capital paulista, está sendo expandido para o interior, abrangendo cidades como São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru e Sorocaba. Para atuar na cabine, as policiais passam por treinamento no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), incluindo aulas de psicologia, direito, redes de apoio e medidas protetivas, além de técnicas de comunicação humanizada durante o atendimento.
Das 24 formadas, oito irão para o Copom da capital, e as demais voltarão às unidades de origem no interior paulista.
Até agosto deste ano, a Cabine Lilás realizou 11,1 mil atendimentos, incluindo orientação sobre medidas protetivas, intervenções policiais e auxílio em casos de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. O programa também contribuiu para a prisão em flagrante de 66 agressores por descumprimento de ordens judiciais.
As vítimas recebem informações sobre direitos, assistência jurídica, pensão alimentícia, guarda de filhos, abrigos, auxílio-aluguel e atendimento à saúde. Também é oferecido o aplicativo SP Mulher Segura, que permite registrar boletins de ocorrência, acionar botão de pânico e solicitar ajuda policial.
O programa integra o movimento “São Paulo por Todas”, lançado pelo governo estadual em 2024, que visa ampliar a proteção às mulheres por meio de iniciativas como a criação de novas salas da Delegacia de Defesa da Mulher 24 horas e atendimento especializado por videoconferência.