Agosto começa com uma notícia nada animadora para os consumidores brasileiros: a conta de luz vai subir. A Aneel decidiu acionar a bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto da tarifa extra cobrada na conta de energia elétrica.
Com a mudança, cada 100 kWh consumidos terão um custo adicional de R$ 7,87. A razão? A escassez de chuvas, que prejudicou o nível dos reservatórios das hidrelétricas, principais fontes de energia do país. Para compensar a baixa, entram em operação as usinas termelétricas, que geram energia a um custo bem maior.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de transparência: ele informa aos consumidores, de forma simples, o real custo da geração de energia em determinado período. Quando as condições são favoráveis, entra a bandeira verde, sem cobrança extra. Quando o cenário se complica, surgem as bandeiras amarela e vermelha.
A Aneel reforça que, ao acompanhar o tipo de bandeira em vigor, o consumidor pode se planejar e reduzir o consumo para evitar surpresas na conta no fim do mês.
DISK REPÓRTER JOTA ANDERSON: (19) 99378-2820
RÁDIO JOTA NOTÍCIAS E DO JORNAL GAZETA DE CASA BRANCA