Repórter Jota Anderson
O Estado de São Paulo alcançou em janeiro de 2025 o menor índice de homicídios dolosos desde o início da série histórica, iniciada em 2001. Conforme os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram registrados 215 casos de assassinatos intencionais em cidades paulistas, o mesmo número verificado no mesmo período de 2024.
A comparação com janeiro de 2023 revela uma redução de 14% nos homicídios dolosos, quando houve o registro de 250 ocorrências. Esse resultado é atribuido ao aperfeiçoamento das políticas públicas e dos sistemas integrados de comando e controle, segundo a SSP. Além disso, foram implementadas melhorias nos procedimentos, nas ações e na modernização dos equipamentos das forças de segurança em todo o estado.
Outro dado relevante é a ocorrência de 18 casos de latrocínio — roubo seguido de morte — no primeiro mês do ano.
No combate à violência contra a mulher, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) registraram 22 feminicídios em janeiro, dois a menos que no mesmo período do ano anterior. Além disso, 1.286 denúncias de estupro foram formalizadas pelas DDMs no estado.
Os índices reforçam o impacto das estratégias de segurança em São Paulo, que se mantém como referência nacional na redução da criminalidade.