Repórter Jota Anderson
Na noite desta segunda-feira (16), uma operação conjunta entre a Força Tática do 36° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) e o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) resultou na apreensão de um verdadeiro arsenal de armas e centenas de munições em uma residência no bairro Jardim Nova Santa Rita, em Leme (SP). Um homem idoso foi preso em flagrante.
A ação fez parte da Operação Impacto 100 Dias, iniciativa estadual de intensificação do policiamento e combate à criminalidade.
Segundo a Polícia Militar, as equipes receberam denúncia via Disque Denúncia informando que um indivíduo estaria armazenando armamentos em sua residência para possível comércio ilegal. Após levantamento e troca de informações entre o 10º BAEP e a Força Tática da 4ª Companhia, as equipes se dirigiram até o endereço indicado, onde localizaram o suspeito — um homem idoso — e iniciaram buscas no imóvel.
No local, foram apreendidas 12 armas de fogo, entre espingardas, carabinas, pistolas e revólveres de diversos calibres, além de dois armamentos de fabricação artesanal. Também foram encontradas mais de 1.200 munições de variados calibres, algumas de uso restrito.
Entre os itens apreendidos, destacam-se:
Rifle 8122 Bolt cal. .22
Espingardas calibres .12, .36 e .22
Pistola Imbel cal. .380 com dois carregadores
Pistola Taurus G2C cal. 9 mm com três carregadores
Revólver Colt Cobra cal. .357
Carabinas Puma Magnum cal. .44
Espingardas de fabricação artesanal
Além das armas, foram contabilizadas centenas de munições, entre elas:
420 de calibre .12, 147 de calibre .44, 257 de calibre .36, e munições de calibres como .30-06, 7.62 e .357.
O idoso recebeu voz de prisão em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e foi encaminhado para exame cautelar na Santa Casa de Leme, antes de ser apresentado à autoridade policial de plantão, que confirmou a prisão e o deixou à disposição da Justiça.
A ocorrência foi apresentada pelo 10º BAEP, com apoio da equipe de Força Tática da 4ª Companhia da Polícia Militar.