Repórter Jota Anderson
Nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, a Polícia Militar desencadeou em todo o Estado de São Paulo a Operação “Mega Cavalo de Aço”, voltada à intensificação da fiscalização de motocicletas e ao combate de crimes cometidos com o uso desses veículos. Na área de atuação do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) — pertencente ao Comando de Policiamento do Interior Nove (CPI-9) —, a operação teve ampla mobilização e resultados significativos.
O 24º BPM/I é responsável por 16 municípios da região: São João da Boa Vista, Divinolândia, Águas da Prata, São Sebastião da Grama, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Itobi, Tambaú, Mococa, São José do Rio Pardo, Caconde, Tapiratiba, Espírito Santo do Pinhal, Aguaí, Vargem Grande do Sul e Santo Antônio do Jardim. Em todos eles, o policiamento foi reforçado, com foco na prevenção de delitos, fiscalização de trânsito e aumento da sensação de segurança da população.
Durante os quatro dias de operação, 522 motocicletas foram fiscalizadas, resultando na apreensão de 42 veículos e na lavratura de 185 autuações por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As infrações incluíram condução sem habilitação, documentação irregular e adulterações em características dos veículos.
No campo criminal, os resultados também foram expressivos: três foragidos da Justiça foram recapturados e dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Nesta ocorrência, os policiais apreenderam 46,56 gramas de cocaína, 8,51 gramas de crack, 37,79 gramas de maconha e R$ 963,00 em dinheiro, valor obtido com a venda de entorpecentes. A motocicleta utilizada pelos suspeitos também foi apreendida.
De acordo com o comando do 24º BPM/I, ações como a “Mega Cavalo de Aço” são fundamentais para coibir o uso irregular de motocicletas, reduzir acidentes de trânsito e enfrentar a criminalidade de forma integrada e preventiva. A Polícia Militar reforça que continuará realizando operações similares, buscando garantir ordem pública e segurança à população da região.