Repórter Jota Anderson
Nesta sexta-feira (21), às 17h51, começa o inverno 2024 no Brasil. A estação continua até 22 de setembro e terá temperaturas acima do previsto, de acordo com o Climatempo. No entanto, com o fim do El Niño e o início do La Niña, o esperado é que o período seja de menos chuvas em relação ao ano passado. Embora sejam esperadas possíveis ondas de calor entre agosto e setembro, a previsão não é de calor intenso. Haverá, sim, dias de frio.
Vem chuva e frio para interior de SP?
Mesmo com o La Niña, contudo, a meteorologia indica um inverno com tempo seco no Sudeste, especialmente no interior de São Paulo.
“MUITAS ÁREAS, ESPECIALMENTE NO NORTE DE SÃO PAULO, PODERÃO PASSAR OS MESES DE JULHO E AGOSTO INTEIROS SEM CHUVA NENHUMA. O TEMPO SECO PERSISTE EM SETEMBRO, COM VOLUMES ABAIXO DA MÉDIA EM TODAS AS ÁREAS. O AR FICA MUITO SECO, MAIS DO QUE EM 2023” - Climatempo.
As temperaturas devem permanecer acima da média por conta da atuação frequente e persistente de bloqueios atmosféricos, que favorecem tempo seco, de acordo com a Climatempo.
“O AR FRIO POLAR CHEGA A ALGUMAS OCASIÕES EM JULHO, PRINCIPALMENTE NO SUL E LESTE DE SÃO PAULO. NO INTERIOR, O AR FRIO CHEGA MENOS VEZES EM FUNÇÃO DOS BLOQUEIOS. MESMO COM O AR FRIO TENDO RESISTÊNCIA EM AVANÇAR, HÁ POSSIBILIDADE DE QUEDAS ACENTUADAS E ONDAS DE FRIO SOBRE O ESTADO PAULISTA, COM MAIOR RISCO DE GEADAS COMPARADO A 2023. JÁ SETEMBRO TENDE A SER MUITO QUENTE E PROPENSO A ONDAS DE CALOR” - Climatempo.
Na Capital Estadual da Jabuticaba nesta segunda-feira (17) a temperatura chegou 29°C, durante o dia. No próximo final de semana a temperatura pode chegar aos 31°C.