CLIQUE PARA OUVIR
Agora ao Vivo
MUSICA E INFORMAÇÃO
BAIXE NOSSO APLICATIVO:

STF retoma amanhã o julgamento sobre responsabilidade das redes sociais

Repórter Jota Anderson
schedule Tuesday, 24/06/2025 as 18:59

O Supremo Tribunal Federal retoma na quarta-feira desta semana o o julgamento que pode mudar as regras para redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp.

A maioria dos ministros já se posicionou a favor de responsabilizar civilmente as plataformas por conteúdos ilegais postados por usuários — como discursos de ódio, racismo, misoginia e ataques à democracia.

Até o momento, sete  ministros votaram nesse sentido Dias Toffoli, Luiz Fux, Flavio Dino, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Apenas André Mendonça foi contra. Ele entende que as plataformas não têm responsabilidade pelo exercício da liberdade de expressão feito por seus usuários. 

Faltam os votos dos ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Na prática, estão em discussão dois recursos que questionam a validade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que hoje só permite punir as plataformas se elas não cumprirem ordem judicial para remover o conteúdo.

A ideia dos ministros é que, em muitos casos, a retirada possa acontecer após uma simples notificação da vítima — sem precisar passar pelo Judiciário.

Se for mantida a maioria, a decisão vai valer para todos os tribunais do país.

Big techs como Google e Meta, que acompanham o julgamento de perto, defendem manter as regras atuais e alegam que a remoção prévia de conteúdos poderia abrir caminho para censura.

 

FONTE: RÁDIO 2

Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Notícias + Acessadas

Polícia

Esporte

Saúde

© 2025 Rádio Jota Notícias Política de Privacidade - Termos de Uso. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Uniplay Brasil
Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade .