Repórter Jota Anderson
O Domingo de Ramos é uma celebração da Igreja Católica que antecede o Domingo de Páscoa e marca o início da Semana Santa. Esta celebração é símbolo da humildade divina, e sua representação maior é a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho. O povo que presenciou esta entrada é o mesmo que assistiu Jesus ressuscitar Lázaro, assim acreditando que ele era o enviado em nome do Senhor.
Os ramos do Domingo de Ramos
Antes de mais nada, os ramos utilizados durante a missa de Domingo de Ramos são representantes do batismo. Ele relembra a união do católico com Cristo, limpando do pecado e concebendo forças para enfrentar o caminho que levará à ressurreição.
Procissão de Ramos
Assim como os ramos, a procissão realizada nesta data também fala sobre o caminho da ressurreição. Por isso, durante a procissão de Domingo de Ramos, católicos mostram sua fé na caminhada da vida eterna com Deus. Além disso, esta tradição é realizada para os cristãos relembrarem da eternidade com Cristo.
Lições do Domingo de Ramos
Por fim, a celebração de Ramos também pode ser vista como um momento de lições, principalmente sobre a crença da passagem de Jesus para suavizar as dores e restaurar a humanidade inteira.