Repórter Jota Anderson
Como regularizar o Título de Eleitor
No caso de situação, cancelado, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral para verificar o motivo do cancelamento, e se há alguma multa eleitoral,
Importante levar os documentos pessoais e um comprovante de endereço para atualização de cadastro.
Essa regularização pode ser feita pela internet através do site do TER: www.tre-sp.jus.br, pelo título net, ou pessoalmente no cartório eleitoral, O atendimento ao público ocorre das 11h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.
Agora se preferir o cartório disponibiliza um contato que também e WhatsApp: 3671-5159.
Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar.
Precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.
É necessário levar um documento de identificação, preferencialmente com foto, que pode ser o registro geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo. São aceitas certidão de nascimento ou de casamento.
Podem ser solicitados comprovantes de residência e, no caso de homens que pedem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.
De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.
Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. “Os vínculos podem ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade”, informa a Justiça Eleitoral.
O procedimento, nesse caso, pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Título Net.
Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Estão isentos dessa condição os servidores civis ou militares, bem como seus familiares, que tenha se mudado em decorrência de transferência ou remoção.
Fique atento ao prazo
Importante ressaltar que o prazo para regularização e cadastro eleitoral vai até a príxma quarta-feira dia 8 de maio.
O eleitor que tiver a necessidade de ser alocado em uma seção especial (pessoas idosas, com dificuldade de locomoção ou necessidades especiais) poderá fazer essa solicitação nesse prazo também. Não deixe para a última hora, esse atendimento pode ser agendado através do site do TER: www.tre-sp.jus.br.
Mais informações indo diretamente no Cartório Eleitoral de Casa Branca com o endereço a rua Luiz Piza, nº 885 - centro, ou pelo contato Whats: (19) 3671-5159.
A eleição municipal será no dia 06 de outubro de 2024.