Repórter Jota Anderson
Os representantes do Comitê Sala de Situação da Dengue se reuniram para definir novas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Como uma das ações em destaque, é a nebulização intercostal, que está sendo realizada pela Prefeitura todos os dias. Os bairros que já receberam tal nebulização foram o Jardim Bela Vista, Parque das Acácias e Arlindo Peres. No momento, a equipe está no bairro do Desterro e depois será a vez da Chácara Boa Vista. Após essa fase, a Prefeitura fará um novo levantamento para verificar os próximos locais a receberem a nebulização, de acordo com o cenário de dengue que muda a todo momento.
Vale reforçar também o trabalho incansável dos agentes de endemias todos os dias, casa a casa, eliminado os criadouros e passando as orientações aos moradores.
“A dengue é um problema de saúde pública que tem afetado o Estado de São Paulo inteiro. Criamos Comitê Gestor e, estamos semanalmente nos reunido para definir diversas ações de combate ao mosquito”, comenta a Secretária de Saúde, Roseli Castoldi.
ESTADO DE EMERGÊNCIA
O estado de emergência no combate à dengue está no Decreto nº 3.070 de 21 de março de 2024. Através do estado de emergência, a prefeitura está autorizada a realizar ações de despesas de custeio relacionadas ao atendimento da emergência em saúde pública, no âmbito da Atenção Primária, da Atenção Especializada e da Vigilância em Saúde do SUS, além do pagamento de pessoal, aquisição de medicamentos, logística e outras despesas correntes.
CASOS CONFIRMADOS
Os dados de janeiro de 2024 até o dia (20 de março) demonstram 429 casos positivos de dengue na cidade.
“Reforçamos que a situação em Casa Branca está sob controle até o momento se compararmos com as cidades da região. Mas, a situação exige atenção e decisões diárias. Reiteramos que a união entre a Prefeitura e a população é fundamental para acabar com o mosquito transmissor da dengue. Mais de 90% dos focos estão no interior das residências, por isso, os moradores precisam ficar atentos e vigiarem os imóveis”, comenta a Secretária de Saúde.
Com informações: Facebook Prefeitura