Repórter Jota Anderson
O prazo para o motorista profissional regularizar o exame toxicológico está na reta final.
Condutores das categorias C, D e E que tem CNH vencendo entre janeiro e junho tem até 31 de março para realizar o exame. O prazo vai até 30 de abril para os condutores com a carteira de habilitação vencendo entre julho e dezembro.;
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, quem não regularizar a documentação dentro do prazo ficará sujeito a multa após o trigésimo dia do vencimento do exame.
Ou seja, aqueles com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, ou a partir de 31 de maio, para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro.
A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
De acordo com a Senatran, cerca de 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, em todo território nacional, ainda precisam regularizar o documento.
O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos, pelo ou unhas. Ele serve para apontar se o motorista fez uso de substâncias entorpecentes nos últimos 90 dias.