Na manhã desta quinta-feira (11), durante a execução da Operação Toll, o 4º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) — por meio da 4ª Companhia e 2º Pelotão — realizou a abordagem de um caminhão de carga que transitava pela Rodovia Anhanguera (SP-330), na altura do km 215, sentido Sul, no município de Pirassununga.
A operação, parte do planejamento operacional voltado à fiscalização de veículos que deixam de pagar pedágio, ocorreu por volta das 7h50, quando o caminhão foi interceptado ao tentar passar pela cancela sem efetuar o pagamento da tarifa.
Durante a fiscalização, os policiais constataram que o veículo era contumaz na prática de evasões de pedágio, infração prevista no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Levantamento junto à Concessionária AutoBan apontou seis ocorrências de evasão, totalizando um débito de R$ 174,00.
Além da irregularidade relacionada ao pedágio, a equipe identificou outras infrações no veículo, como:
Placa de identificação ilegível, conforme o artigo 230, inciso VI do CTB;
Pneu sobressalente sem condições de uso;
E irregularidades no disco diagrama do tacógrafo, item de segurança obrigatório para controle de jornada e velocidade de veículos de carga.
Foram adotadas as medidas administrativas pertinentes e a ocorrência será encaminhada para a Polícia Civil de Pirassununga, onde será investigada a prática de estelionato, em razão da conduta reiterada de não pagamento de pedágio.
RÁDIO JOTA NOTÍCIAS E DO JORNAL GAZETA DE CASA BRANCA