CLIQUE PARA OUVIR
Agora ao Vivo
MUSICA E INFORMAÇÃO
BAIXE NOSSO APLICATIVO:

Eclipse Lunar Total: Como e Quando Observar a 'Lua de Sangue' nesta Sexta-feira

Repórter Jota Anderson
schedule Wednesday, 12/03/2025 as 22:40

O primeiro eclipse lunar de 2025 ocorre na madrugada desta sexta-feira (14) e poderá ser visto em todo o Brasil. Diferente do eclipse solar, esse fenômeno pode ser observado a olho nu, sem a necessidade de proteção especial.

O que é um eclipse lunar?

O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando total ou parcialmente a luz que chega à superfície lunar. Esse alinhamento cria o efeito conhecido como "Lua de Sangue", no qual o astro adquire uma coloração avermelhada no céu.

A tonalidade vermelha se deve ao fato de que a Lua fica completamente na parte mais escura da sombra terrestre, chamada umbra. De acordo com a NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos), este será o primeiro eclipse lunar total desde 2022.

Quando acontece a 'Lua de Sangue'?

O fenômeno terá início à 0h57 (horário de Brasília). A fase parcial do eclipse poderá ser vista a partir das 2h10, e o eclipse total terá início às 3h26.

Horários do eclipse:

  • Início do Eclipse Penumbral: 0h57min

  • Início do Eclipse Parcial: 2h10min

  • Início do Eclipse Total: 3h26min

  • Máximo do Eclipse Total: 3h59min

  • Fim do Eclipse Total: 4h31min

  • Fim do Eclipse Parcial: 5h48min

  • Fim do Eclipse Penumbral: 7h00min

Como observar o eclipse lunar

De acordo com o Observatório Nacional, não há necessidade do uso de equipamentos específicos para assistir ao eclipse. O fenômeno será visível a olho nu, desde que o céu esteja limpo.

A Lua estará alta no céu no início do eclipse penumbral e se deslocará para o lado oeste ao longo do evento. Para melhor visualização, recomenda-se procurar um local com vista desobstruída para essa direção.

Além da observação direta, o Observatório Nacional transmitirá ao vivo o fenômeno a partir das 00h30 (horário de Brasília) de sexta-feira (14). A live será realizada no YouTube, dentro do programa “O Céu em sua Casa: observação remota”, e contará com imagens em tempo real captadas por astrônomos amadores e profissionais. Vale ressaltar que a exibição dependerá das condições climáticas no momento.

Não perca essa oportunidade de testemunhar um dos mais belos espetáculos naturais do céu!

Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Notícias + Acessadas