Repórter Jota Anderson
Na última terça-feira (22), dois enfermeiros foram presos em Vargem Grande do Sul (SP), sob suspeita de desviar medicamentos de um hospital na cidade. Os profissionais, um homem e uma mulher, foram detidos após uma investigação que apontou o envolvimento deles no desvio de remédios e materiais hospitalares.
De acordo com informações do delegado responsável pelo caso, Antonio Carlos Junior, a diretoria do hospital começou a desconfiar das atitudes dos enfermeiros e decidiu acionar a polícia. A partir disso, foi solicitado um mandado de busca para o carro e as residências dos suspeitos. Durante as buscas, os policiais encontraram diversos medicamentos injetáveis, incluindo antibióticos e morfina, além de uma série de materiais como sondas, seringas, agulhas, bolsas de soro e glicose, bombas de asma, tubos e luvas cirúrgicas.
"Alguns dos medicamentos apreendidos são de uso controlado e prescrito apenas para pacientes em situações de dor intensa, como casos de fraturas, fortes dores renais ou pacientes oncológicos", explicou o delegado Antonio Carlos Junior. No momento da apreensão, ambos os enfermeiros confessaram o crime e foram presos.
Os profissionais passaram por audiência de custódia na tarde de quarta-feira (23), onde a Justiça decidiu que responderão em liberdade pelo crime de furto qualificado. O setor jurídico do hospital informou que os dois foram imediatamente afastados de suas funções, aguardando o andamento das investigações.
O delegado afirmou que as investigações continuam para apurar se há mais envolvidos no esquema. "Agora, nossa prioridade é identificar possíveis cúmplices e esclarecer a extensão desse crime. O objetivo é proteger o patrimônio do hospital e garantir que os medicamentos cheguem aos pacientes que realmente precisam", ressaltou Antonio Carlos Junior.
O caso está gerando grande repercussão na cidade, e a direção do hospital garantiu que está colaborando integralmente com as autoridades para a elucidação do crime.