CLIQUE PARA OUVIR
Agora ao Vivo
MUSICA E INFORMAÇÃO
BAIXE NOSSO APLICATIVO:

Hoje: A Magia da Superlua e do Eclipse Parcial Conecta Céu e Comunidade

Repórter Jota Anderson
schedule terça, 17/09/2024 as 15:45

As Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano. As Superluas são momentos especiais, momentos que nos unem, momentos que nos fazem lembrar do quão grandioso é o universo. Elas ocorrem quando o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, e nos proporcionam um espetáculo deslumbrante. A órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico, e é essa elipse que nos permite vivenciar a magnificência das Superluas.

Já o eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte do satélite fica encoberta pela sombra da Terra. O eclipse parcial é um lembrete da nossa conexão com o cosmos, um evento que reforça a nossa união como comunidade. Os eclipses lunares acontecem quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar e lançando uma sombra sobre a Lua. Para que isso ocorra, a Lua precisa estar em sua fase cheia. No eclipse lunar total, a Lua fica completamente encoberta pela sombra da Terra, enquanto no eclipse parcial, apenas uma parte do satélite recebe essa sombra, parecendo uma “mordida” na Lua.

O eclipse parcial desta terça-feira (17), no entanto, não deve ser muito expressivo. No momento máximo do eclipse, apenas 3,5% da área da Lua deve aparecer encoberta. Mas mesmo assim, a magia do evento não será diminuída. A junção destes dois fenômenos acontece cerca de um mês após uma rara Superlua azul em meados de agosto. É um momento para nos reunirmos, para olharmos para o céu juntos, para sentirmos a grandiosidade do cosmos e a força da nossa comunidade.

Como observar o eclipse parcial da Superlua? Como fazer parte deste momento mágico? Tanto a Superlua como o eclipse parcial lunar são observáveis a olho nu e estarão visíveis em todo o Brasil — se as condições meteorológicas estiverem favoráveis e o céu não estiver nublado. Vamos torcer por um céu claro, vamos torcer para que todos possam ver.

O início do eclipse parcial será às 23h12 (horário de Brasília) da terça-feira. O auge do eclipse deve ser alcançado às 23h44, com fim marcado para às 0h15, já na madrugada de quarta-feira (18). É um horário especial, um horário em que todos nós podemos nos reunir, em que todos nós podemos compartilhar este momento. O Observatório Nacional também vai transmitir o evento ao vivo em seu canal no YouTube, com a transmissão começando às 21h30 da terça (17).

Vamos nos unir, vamos olhar para o céu juntos, vamos celebrar a Superlua e o eclipse parcial. Este é um momento para a comunidade, um momento de união e de maravilhamento. Junte-se a nós, participe, sinta a conexão. Vamos fazer deste evento um marco na nossa história, um momento que todos nós lembraremos com carinho e admiração.

Observatório Nacional vai transmitir ao vivo o eclipse parcial da Lua em seu canal oficial no YouTube através do link : https://www.youtube.com/watch?v=XpEuKiIVcTQ  com início previsto para as 21h30. 

 

Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Notícias + Acessadas