Repórter Jota Anderson
Uma estátua monumental de São Miguel Arcanjo, considerada a maior do mundo no contexto católico, está em construção na cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo. Com uma altura impressionante de 70 metros, o monumento será significativamente maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e terá um custo estimado de R$ 12 milhões. A obra está sendo realizada em um terreno de 30 mil metros quadrados e será totalmente financiada pela Basílica São Miguel Arcanjo, por meio de doações dos fiéis.
Gruta do Arcanjo
Segundo informações do portal 'Metrópoles', a cidade também abrigará o complexo religioso denominado Gruta do Arcanjo, localizado a cerca de 180 quilômetros da capital paulista. O complexo será um importante ponto de peregrinação e turismo religioso, com inauguração prevista para 2026.
Maior que o Cristo Redentor
Originalmente, o projeto da estátua, liderado pelo escultor Markus Moura, previa uma altura de 58 metros. No entanto, após uma revisão, a estátua foi ampliada para 70 metros. Para fins de comparação, o Cristo Redentor, um dos mais icônicos símbolos do Brasil, mede 38 metros, sendo 30 metros de estátua e 8 metros de base.
Novo recorde
Com a conclusão deste grandioso projeto, a estátua de São Miguel Arcanjo tomará o lugar da estátua de Santa Rita de Cássia, localizada no Rio Grande do Norte, que até então detinha o título de maior símbolo católico do mundo, com 56 metros de altura. Este novo monumento em São Miguel Arcanjo promete se tornar um marco não apenas para a cidade, mas para o turismo religioso no Brasil e no mundo.